quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

IPSS’s debatem sustentabilidade


A sustentabilidade das organizações sociais esteve hoje em debate num seminário promovido pelo núcleo distrital de Bragança da Rede Europeia Anti-Pobreza.
Em tempos de crise é preciso adoptar estratégias que garantam a manutenção das instituições de apoio social.  O coordenador da Rede Europeia Anti-Pobreza, em Bragança diz que é preciso tomar medidas o quanto antes sob pena de algumas poderem vir a desaparecer. “É uma realidade que pode vir a verificar-se dentro de um ou dois anos, por isso as instituições que estão mal devem encontrar soluções nem que seja através da junção com outras”, refere Pedro Guerra acrescentando que “é perfeitamente possível e que está a ser muito debatida e o caminho para essas instituições tem de ser definido nos próximos meses”.
O director do Centro Distrital de Segurança Social de Bragança entende que as IPSS’s precisam de encontrar outras fontes de financiamento para além do apoio do Estado. “As instituições terão de ter outros pontos de vista ao nível do empreendedorismo social, criando receitas próprias através de empresas de inserção onde vendem produtos feitos pelos utentes, maximizando assim as suas receitas”, defende Martinho Nascimento. “Na vertente dos custos também terá de haver uma racionalização de forma a reduzi-los”.
O presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza adianta que a Comissão Europeia lançou esta semana um pacote de investimento social que pode vir a ajudar neste contexto. “Estão previstas algumas medidas que podem vir a ajudar as organizações na área da inovação social, empreendedorismo e criação de empresas sociais”, afirma Sérgio Aires, salientando que “as organizações também terão de estar mais preparadas para poderem abraçar estas oportunidades”.
Para tal é preciso que as organizações apostem também na qualificação.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário