sábado, 23 de fevereiro de 2013

D. José Cordeiro escreveu às crianças sobre a fé


O bispo de Bragança-Miranda escreveu uma carta às crianças da Diocese onde incentiva aos mais novos a serem “sementes de futuro” dentro da Igreja Católica, na preservação dos valores deixados por Cristo.
Numa mensagem intitulada “a fascinante aventura da fé”, publicada pelo jornal Mensageiro de Bragança, D. José Cordeiro realça que o primeiro passo para viver a relação com Deus é aceitar o “imenso amor” que ele “dedica” a todas as pessoas.
“Às vezes estamos distraídos e não nos damos conta da beleza deste amor que nos envolve, não sabemos entender a sua linguagem”, salienta o prelado, que destaca a Eucaristia como principal chave para a compreensão desse mistério.
“Através do Pão onde se faz presente, Jesus mostra como a vida de cada pessoa precisa da sua vida para viver com mais alegria, mais profundidade, mais verdade”. Quando alguém se alimenta desse Pão, Cristo passa a fazer “parte” da “vida” dessa pessoa. “É este o grande milagre celebrado em cada missa”, explica o responsável católico.
Numa altura em que a Igreja está a realizar a caminhada quaresmal rumo à Páscoa, onde se celebra a morte e ressurreição de Jesus, o bispo de Bragança-Miranda recordou que a entrega de Cristo na Cruz deve ser para todos “ um sinal de como é belo amar os outros e manifestar esse amor em gestos concretos”.
“Fazer um esforço por dar felicidade àqueles que amamos exige, por vezes sacrifício, uma certa dor, mas é fonte de muita alegria. Dar o perdão a um amigo, obedecer a quem pede ajuda, consolar um colega que está triste, não responder com agressividade… exige valentia e alguma dor. Mas esta ferida do amor faz florescer a vida, é como a vida de Jesus”, aponta D. José Cordeiro.
O prelado termina a sua carta convidando as crianças a participarem nas celebrações pascais de Quinta, Sexta e Sábado-Santo, bem como de Domingo de Páscoa, entre 28 e 31 de março, “porque a Liturgia é a grande escola da fé” e todos os cristãos devem ser “ser bons alunos na escola de Jesus”
Reforça ainda o caráter essencial do Ano da Fé, proposto às comunidades católicas pelo Papa Bento XVI e que se vai prolongar até novembro.
D. José Cordeiro pede aos mais novos que aproveitem este tempo para cuidarem com “muita atenção” da sua relação com Deus e que não deixem esmorecer a luz que Cristo “acendeu” nas suas vidas, através do batismo.
“Continuo a contar muito com cada um de vós, com a vossa vontade de crescer, com a amizade que quereis cultivar com Jesus, com a vossa capacidade de amar. Espero mesmo a vossa ajuda: juntos podemos fazer crescer em santidade e bondade a nossa Igreja de Bragança-Miranda”, conclui.

MB/JCP

Sem comentários:

Enviar um comentário