terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mirandela: Reservas hídricas "melhoram" na região transmontana


As reservas hídricas na região transmontana melhoram "significativamente" devido à queda de chuva e neve registadas nas últimas semanas, avançou, o diretor regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN).
"Em termos comparativos, com igual período do ano transato, a média de armazenamento ronda os 56% da capacidade das albufeiras e barragens da região transmontana, o que se traduz numa melhoria face ao ano anterior", frisou Manuel Cardoso.
A barragem do Salgueiro, na zona da Vilariça e a barragem do Prado no concelho de Vinhais, apresentam uma capacidade de armazenamento que ronda os 80% da sua capacidade.
Já a barragem de Rego do Milho, em Chaves, apresenta um registo de 78% da sua capacidade de armazenamento.
"O panorama está melhor do que há um ano atrás, mas, de qualquer maneira, ainda não estamos com as reservas das albufeiras no pleno da sua capacidade de armazenamento", acrescentou o responsável pela DRAPN.
Para já, ainda há barragens que registam uma capacidade de menos de 20% como é caso da albufeira de Burga, no Vale da Vilariça e Vale Madeiro, no concelho de Mirandela.
A melhoria na capacidade de armazenamento de água verificada no período que vai desde o início de dezembro até à última avaliação, efetuada em 22 de janeiro de 2013, registou "um acréscimo de 33% da capacidade de cada estrutura hídrica".
"Na avaliação que será efetuada nos dias 22 e 23 de fevereiro, esperamos ter valores mais otimistas", concluiu Manuel Cardoso.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário