quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

IVA leva restaurantes a despedir pessoal


Dezenas de trabalhadores da restauração têm perdido o emprego, no distrito de Bragança, por causa do aumento do IVA no sector.
Já há um ano que a taxa passou de 13 para 23% e os empresários do sector não estão a conseguir fazer face às dificuldades.
Com a diminuição do número de clientes e o aumento das despesas, os proprietários optam por dispensar trabalhadores. “Estamos com menos três pessoas, sendo que uma era a tempo inteiro e os outros dois a part-time, mas tivemos mesmo que reduzir”, refere Susana Diogo, proprietária de um restaurante em Torre de Moncorvo. “Tive de optar por dispensar dois trabalhadores para não aumentar os preços e para não perder os clientes”, refere Delfim Canteiro, de Vinhais. “Às vezes têm de se tomar medidas um bocado drásticas. Quando abri esta casa, há três anos, tinha 11 funcionários e neste momento somos sete, mas com o IVA a 23% o mais provável é chegar ao fim do ano só com três ou quatro”, explica Luís Borges, empresário em Mirandela.
Desequilíbrio brutal
Em declarações ao programa Estado da Região, da Rádio Brigantia, o representante do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restauração e Similares do Norte alertou para a situação dramática que as famílias dos trabalhadores estão a passar. “Em muitas famílias há apenas um elemento empregado. Há, ainda, quem consiga trabalhar a terra e muitos vão tentando sobreviver assim, sem salário”, afirma Francisco Figueiredo.
Já o presidente da delegação Norte da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) acredita que, durante este ano, o Governo pode vir a descer a taxa. “Vemos isso com bastante expectativa e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que tal aconteça”, refere Joaquim Ribeiro, crente de que “há uma grande vontade política para haver um ajustamento de forma a rectificar este erro que se cometeu, pois há um desequilíbrio brutal em algumas áreas que não é aceitável”.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário