sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Prémio faz avançar fábrica de brinquedos da LEQUE


A Associação LEQUE, de Alfândega da Fé, vai avançar no próximo ano com a criação de uma fábrica de brinquedos para crianças com necessidades educativas especiais.
O projecto vai finalmente concretizar-se graças a um prémio monetário de 20 mil euros que a associação acaba de receber.  
Foi uma das 10 associações contempladas no âmbito dos donativos de Natal Montepio. “Todos os anos a Fundação Montepio escolhe 10 instituições do país que considera que tiveram o maior impacto social e boas práticas em diversas áreas e este ano nós fomos uma dessas 10. Foi um orgulho para nós”, afirma a presidente da associação. “Este encaixe financeiro de 20 mil euros vai-nos permitir avançar em 2013 com o projecto de brinquedos inclusivos”, acrescenta.
Celmira Macedo adianta que “já estamos a fazer o produto piloto, há uma empresa que nos está a fazer a parte da componente gráfica e do braille. Só estávamos mesmo a aguardar que entrasse dinheiro para poder pagar esses serviços e o produto sair para o mercado”.
A fábrica deverá começar a colocar os brinquedos no mercado antes do próximo Natal. “Nós queríamos que em Outubro os brinquedos já estivessem cá fora para a campanha de Natal de 2013 porque faz sentido ter brinquedos à disposição para estas crianças”, salienta a responsável. “Nós queríamos ter uma linha e não apenas um produto, pelo dois ou três diferentes para que haja um Natal inclusivo”, conclui.
Em breve a Associação LEQUE deverá também assinar um acordo com a Segurança Social para a comparticipação social dos utentes.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário