sábado, 24 de outubro de 2015

O segredo das feiticeiras

Local: Vilas Boas, VILA FLOR, BRAGANÇA


Passou-se com um tio-avô meu, em Meireles, e contavam-no a minha avó e a minha mãe. Ele estava numa varanda a dormir a fresca, pois era Verão, e diz que vinham três mulheres e que disseram: 
— Se não fosse o aipo, a ruda e ó loureiro, não havia ninguém vivo neste mundo! 
— E porquê raparigas? — perguntou ele de cima, porque pensava que elas andavam no forno a cozer, porque antigamente havia fornos comunitários e andavam toda a noite a cozer, nesse tempo não havia padarias. 
E então elas responderam: 
— Calaras a bicuda, que tu o souberas! 
Queriam elas dizer que, se ele não dizia nada, ouvia-lhes a conversa toda. Assim, nada feito. Ficou sem saber. E contavam, a minha avó e a minha mãe, que ele não durou muito tempo. Começou a ficar doente e que morreu. E que foram as feiticeiras que lhe fizeram o bruxedo.

Informante: Maria de Lurdes Dionísio Ala


Fonte:PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2 Peso da Régua, Fundação Museu do Douro, 2010 , p.299

Sem comentários:

Enviar um comentário