domingo, 12 de julho de 2015

Da Imagem de Nossa Senhora do Monte, em o Lugar de Duas Igrejas, Termo de Miranda

Local: Duas Igrejas, MIRANDA DO DOURO, BRAGANÇA


No que é hoje o majestoso templo de N. Senhora do Monte, apareceu N. Senhora a uma pastorinha. Foi dizê-lo à comunidade que acorreu a vela, levando-a para a igreja, com a ideia de aí lhe erigirem uma capela. Mas a imagem fugiu para o lugar onde tinha aparecido, e esta fuga repetiu-se várias vezes. O povo decidiu então erigir-lhe um templo naquele mesmo sítio onde hoje é venerada, dispondo-o de maneira que o altar ficasse sobre a giesteira onde tinha aparecido.
O autor lamenta a falta de registos dos muitos milagres que se diz ter a imagem feito. Refere um acontecimento registado em 15.VIII. 1665: o altar foi atingido por um raio perto do fim da missa e o celebrante morreu logo. A imagem estava no pavimento do altar, de pé, “e com a mesma compostura com que costuma estar no seu trono; como se viera interpor-se entre o povo e aquele meteoro de fogo, para que não fizesse nos ouvintes da sua missa o estrago que havia feito no celebrante: nos quais talvez faltaria a disposição e seria mais lastimosa aquela morte, por não haverem como ele acabado de comungar.”

Fonte:AGOSTINHO DE SANTA MARIA, Fr. Santuário Mariano Alcalá, Imperitura, 2007 [1711] , p.tomo V, parte III, Ch. XXII, pp. 627-630

Sem comentários:

Enviar um comentário