segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Câmaras poupam 15% na factura da água

15 por cento é quanto as autarquias do distrito de Bragança podem poupar na factura de água e saneamento com a fusão das quatro empresas da região Norte, entre as quais a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Os autarcas transmontanos reuniram, na passada sexta-feira, na sede da empresa que abastece a região, em Vila Real, para conhecerem os efeitos da fusão. O vice-presidente da Câmara de Bragança realça que esta medida vai reduzir a factura da água e saneamento dos municípios do Nordeste Transmontano. “Tendo em conta que na região servida pela Águas de Trás-os-Montes é onde a tarifa é mais elevada face à zona do Porto, onde é menor. A tendência é para que atinja o mesmo valor no que toca ao abastecimento de água em alta.
Neste sentido, haverá uma ligeira subida na zona do litoral e uma descida significativa no interior”, explica o autarca. Rui Caseiro diz que o impacto desta medida na factura paga pelos consumidores não é imediato, mas confessa que a longo prazo a população transmontana também poderá pagar menos por estes serviços. “Esse é um processo mais complexo, porque não quer dizer que neste momento aquilo que os munícipes pagam é equivalente àquilo que os municípios pagam.
Há tarifários deficitários a esse nível. Agora se houver uma descida para os municípios é evidente que também poderá vir a reflectir-se naquilo que as populações pagam”, constata Rui Caseiro.
Dos 12 municípios do distrito de Bragança, apenas Carrazeda de Ansiães, Vimioso e Miranda do Douro não recorrem à empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário