terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bragança - Escola de dança funciona com sete alunos

Já está a funcionar a Escola Municipal de Dança de Bragança.
O equipamento, que resulta do aproveitamento da antiga escola primária do Loreto, foi inaugurado em Junho e representa um investimento de 250 mil euros. Actualmente tem sete alunos inscritos, mas o equipamento tem capacidade para acolher 30.
Ainda assim, para o presidente da câmara de Bragança já é um bom número. “Dispor de sete alunos já é bom, neste momento”, considera, lembrando que “a escola de música começou com um número muito reduzido de alunos e este ano já tem quase 200”. Jorge Nunes acrescenta que “a nossa expectativa não é que a escola tenha um número muito elevado de alunos, mas naturalmente vai crescer.
O que é expectável é que num prazo de cinco anos ocorra aquilo que ocorreu com o conservatório de música e a escola de dança consolidar-se”. O autarca salienta que em breve a Escola de Dança vai organizar actividades junto das escolas primeiro ciclo do concelho, para divulgar as actividades do equipamento e assim atrair mais alunos. “Aproveitaremos a disponibilidade docente para fazer algum trabalho com as escolas, através de visitas e actividades ao fim-de-semana, para familiar os pais e as crianças sobre esta nova valência de educação”, explica.
Em 2008, a câmara de Bragança assinou um acordo de cooperação com a junta de freguesia da Sé, que previa a entrega da antiga escola primária do Loreto à junta que já tinha uma escola de dança a funcionar.
O acordo acabou por não se concretizar.O presidente da junta não compreende a duplicação de meios. “Não entendo essa situação porque Bragança sempre teve uma boa oferta, mas foi assim que câmara quis e na nossa óptica foi uma opção menos boa”, considera Paulo Xavier. “Tudo indicava que a nossa escola fosse para aquelas instalações”, refere, salientando que “numa cidade como a nossa sobrepor uma escola com outra não é benéfico porque não há assim tantas crianças disponíveis para a dança como no Porto ou em Lisboa. Faria mais sentido que houvesse apenas uma”.
O projecto mantém-se activo e segundo Paulo Xavier ultrapassa a centena de alunos.
 “Temos praticamente os mesmos inscritos que são 110 crianças e nada se alterou na nossa filosofia”, garante. “A nossa escola tem 14 anos e temos crianças dos 3 aos 17, sendo uma escola que oferece grandes oportunidades”, conclui.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário