sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Santa Rita de Cássia - “Advogada” das causas impossíveis arrasta multidão a Terroso

A fé e devoção a Santa Rita de Cássia atrai, todos os anos, milhares de pessoas à aldeia de Terroso, no concelho de Bragança.
Este ano não foi excepção. Centenas de peregrinos rumaram até à Santa Rita conhecida como a “ advogada das causas impossíveis”.
As novenas começaram a 7 de Setembro e terminaram a 12, abrindo o programa religioso que culmina com a procissão. Na sexta-feira, dia 14, arrancou também o programa profano, como um torneio de sueca, no Centro de Convívio de Terroso. No sábado à noite, foi a vez do grupo Inovação 3 subir ao palco, marcando um dos principais arraiais da festa.
Estacionamento difícil
Como habitual, o domingo começou bem cedo, com alvorada e entrada da Banda de Música de Carrazedo de Montenegro. Pouco passava das 11 horas e já era difícil estacionar a menos de 500 metros do recinto de festas de Terroso. Uma verdadeira multidão assistia à missa, presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, acompanhada pelo coro de São Vicente e Canticorum, e aguardava pela saída da procissão com a imagem de Santa Rita de Cássia e de outras figuras alegóricas.
Durante a tarde seguiram-se os habituais jogos tradicionais. “Esta é uma festa que requer muita organização, mas nós temos evoluído muito e graças à ajuda de todos”, afirma o responsável da comissão de festas, Hélder Martins.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário