quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mogadouro já aprovou reorganização territorial

Apesar da câmara de Mogadouro ser contra a agregação de freguesias, a assembleia municipal já aprovou a proposta do novo mapa administrativo.As actuais 28 freguesias vão ser reduzidas a 22.
O presidente da câmara diz que foi preferível apresentar uma proposta do que deixar o assunto ao critério de uma comissão nacional.“Há uma lei que é preciso cumprir e é preferível nós fazermos uma proposta de agregação das freguesias porque se deixarmos isso á mercê de uma comissão nacional que depois as vai unir sem perguntar nada a ninguém” afirma, defendendo que “não se justifica uma agregação de freguesias porque reira proximidade a 25% pessoas acima dos 65 anos”.
Além disso, para Moraes Machado “é muito duvidoso que se vá economizar seja o que for, mas mesmo que isso aconteça vai ser tão pouco que representaria na nossa economia uma poupança nos fósforos”.
A proposta sugere a agregação de Remondes com Soutelo, Brunhosinho com Castanheira e Sanhoane.Valverde, Vilar do Rei e Vale Porco vão juntar-se à freguesia de Mogadouro, o que para o autarca não é nada bom.“A regra que tem presidido a estas coisas é a passagem de gente das aldeias para a vila que cresce desmesuradamente”, refere. “Temo que a agregação das freguesias vai retirar competências a uma população que tem a sua identidade.
Mesmo sendo benéfico para a vila, é prejudicial para a o concelho em si”, considera Moraes Machado.Apesar de ter menos de 150 habitantes, número estipulado como critério para a agregação, Ventoselo vai manter o estatuto de freguesia. “Há uma freguesia com 146 habitantes, que tem características muito próprias e que reclamou dos Censos, por isso, apesar de faltarem quatro habitantes pedimos para que ficasse como freguesia”, explica o autarca.
Esta proposta de reorganização no concelho de Mogadouro foi aprovada na última assembleia municipal.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário