sábado, 22 de setembro de 2012

IPSS pede ajuda para cuidar de idosos com Alzheimer


A Santa Casa da Misericórdia de Mirandela pede mais apoio ao Governo para melhorar a resposta aos doentes com Alzheimer. 
Hoje assinala-se o Dia Mundial da doença.   
O provedor da Misericórdia de Mirandela diz que as dificuldades aumentam de dia para dia e a instituição não tem dinheiro para reforçar os recursos humanos.“Nós precisamos de mais funcionários e de mais técnicos, mas não temos dinheiro. 
O Estado livrou-se dos Condes de Ferreira e agora onde vão parara? Aos lares. É o sarilho das famílias que não aceitam que os pais não se lembrem das coisas e que os tratem mal. E nós precisávamos de ter gente preparada para atender essas pessoas”, realça Manuel Araújo.
A prevenção é a palavra de ordem, mas o problema é que os sintomas da doença confundem-se com os sinais do envelhecimento.Fátima Pereira, psicóloga da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, diz que o diagnóstico que está a ser feito é precoce.“Temos situações em que há um diagnóstico aos 50 anos, que é muito cedo. E ao nível da família os primeiros sintomas nem sempre são identificados com a doença, porque a pessoa esqueceu-se onde pôs a chave, mas diz que se esquece frequentemente, e pensa que foi aquele que não foi um bom dia”, exemplifica a psicóloga.
O envelhecimento da população nos últimos anos aumentou o aparecimento de demências, entre as quais a doença de Alzheimer.
As instituições pedem agora mais apoio ao Governo para darem o apoio adequado a estas pessoas.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário