quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Douro Internacional: Organismo Internacional propõe as Arribas do Douro Internacional a Património Mundial


A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), um organismo ambiental, com delegação em Espanha, vai avançar com uma proposta para que a região transfronteiriça das Arribas do Douro Internacional sejam declaradas Património Mundial da Humanidade.
“Não se trata da proposta de classificação de um território conjunto e de forma contínua, mas sim, o reconhecimento de várias núcleos com valores similares dentro deste grande ecossistema deste troços da região de fronteira que fariam parte integrante da mesma proposta a apresentar à UNESCO ”, avançou, o presidente da UICN, Carlos Sanches. 
Segundo o também presidente da Fundação Natureza e Homem, o passo seguinte será colocar de acordo o governo português e espanhol para que sejam reconhecidos os valores fundamentais para a conservação da natureza e da biodiversidade naquela área transfronteiriça. 
“Dentro das medidas que afetam a Península Ibérica para a conservação ambiental foi advertido a Espanha e Portugal que se estabeleçam uma conexão entre os espaços naturais de ambos países”, acrescentou o responsável.
Num documento recentemente apresentado pela UICN no Congresso Mundial da Natureza, que decorreu na Republica da Coireia, foi solicitado a ambos países ibéricos que evitem a construção de infraestruturas como parques eólicos ou barragens nas zonas do Oeste Ibérico, como mecanismos de salvaguarda e preservação da biodiversidade.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Floretas (ICNF) disse ter conhecimento da iniciativa, garantindo se pronunciará sobre esta matéria, “em tempo oportuno”.
Outros dos pontos do documento foi de encontro a promulgação da Declaração de Reservas Naturais e da Biosfera nas regiões transfronteiriça de Bragança-Zamora e Douro Superior- Salamanca.
No documento apresentado é ainda pedido aos responsáveis governamentais de Portugal e Espanha e outras parte interessadas que desenvolvam planos de ação e que favoreçam uma visão de conjunto natural dos territórios abrangidos pela proposta, com a “independência” dos espaços naturais como as Arribas do Douro.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário