sábado, 29 de setembro de 2012

D. José Cordeiro pede «discernimento» aos governantes para saírem da crise


Bispo de Bragança-Miranda fala em aumento de pessoas que “pedem ajuda pela primeira vez”
D. José Cordeiro pediu aos governantes “discernimento» para sair da crise e que as “medidas de austeridade deem lugar a uma esperança maior”.
“Gostaria que o nordeste transmontado fosse olhado de outra forma” afirmou o bispo de Bragança-Miranda ao programa ECCLESIA, uma vez que a região se encontra “longe de Lisboa e próxima da Europa”.
Perante a emigração das gerações mais novas, é com “preocupação” que D. José olha para a evangelização a fazer na diocese, “à primeira e à terceira idade”, apesar de em 2011 os nascimentos no distrito de Bragança não terem ultrapassado os mil, referiu.  
A completar um ano à frente da diocese de Bragança-Miranda, a quinta maior do país mas com menor densidade demográfica, o bispo responsável manifesta-se preocupado com a crise “que não é de valores, pois esses são eternos”, mas com a “prática desses valores.”
Os pedidos de ajuda têm aumentado na diocese, responsável já por 70% das respostas sociais no distrito, empregando 3500 pessoas nas instituições que dispõe.
“São cada vez mais as pessoas que pedem ajuda pela primeira vez”, afirmou.
Apesar da “preocupação”, D. José Cordeiro quer acreditar que “os homens e mulheres” vão procurar “o bem comum e a dignidade da pessoa humana”. 

PTE/LS

Sem comentários:

Enviar um comentário