quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bloco exige reabertura das urgências oftalmológicas 24 horas

O Bloco de Esquerda exige que as urgências oftalmológicas regressem à Unidade Local de Saúde do Nordeste 24 horas por dia.
Desde Outubro de 2007 que o serviço foi reduzido e agora só funciona das 9H às 14H, nos dias úteis e feriados.
Depois das 14H e até às 20H, quem necessitar de cuidados dessa valência tem de se deslocar ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, durante os dias úteis ou feriados.Ao fim-de-semana, a única alternativa é mesmo o Hospital de São João, no Porto.
Esta situação obriga os utentes a percorrer centenas de quilómetros para poderem aceder ao serviço de oftalmologia, em caso de urgência.
O Bloco de Esquerda de Bragança considera que é inaceitável.“Nós ficamos estupefactos com esta situação”, afirma Marco Mendonça. “Os serviços só funcionam das 9H às 14H nos dias úteis e feriados. À tarde as pessoas têm de se deslocar a Vila Real e ao fim de semana têm de ir ao Porto”, explica, acrescentando que “é inadmissível fazer tantos quilómetros para um utente ser atendido”.
Através do deputado João Semedo, os bloquistas já questionaram o Ministério da Saúde mas exigem que o serviço de urgência oftalmológica seja reaberto na região.“Nós perguntámos ao Governo se tem conhecimento da situação, se considera aceitável as pessoas fazerem 200 quilómetros para aceder a um tratamento e que medidas vai implementar para garantir a existência deste serviço”, revela o responsável. “Nós queremos que os serviços sejam mantidos duramente 24 horas pelo menos num hospital do distrito”, refere, salientando que “nós não somos portugueses de segunda, somos como os outros e temos de ter direito a este serviço no Serviço Nacional de Saúde”.
O Bloco de Esquerda de Bragança a considerar que os transmontanos estão a ser lesados no acesso aos serviços de saúde.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário