terça-feira, 21 de agosto de 2012

Seca em Bragança poderá obrigar a abastecimento em Espanha


A ameaça de ruptura no abastecimento a Bragança tem-se repetido nos últimos anos por falta de condições de reserva, obrigando ao transporte de água em camiões cisterna para os depósitos locais a partir de reservas que este ano estão também a sofrer os efeitos da seca.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Duarte Vieira, afirmou à Lusa que resolver o problema do abastecimento de água a Bragança "é uma prioridade", estando a entidade a trabalhar já numa "nova captação que evite os problemas da seca".
A albufeira do Azibo, no concelho vizinho de Macedo de Cavaleiros, tem sido a fonte alternativa para Bragança, mas que este ano tem visíveis os efeitos da falta de chuva com a água recuada vários metros nas praias daquele que é espaço de lazer mais procurado no verão, no Nordeste Transmontano e serve também para consumo e rega.
O presidente da Câmara de Bragança teme que a "situação possa vir a apresentar-se dramática" por "na região não haver alternativa e água armazenada em mais lado nenhum, a não ser em Espanha".
O recurso à ajuda dos vizinhos espanhóis consta do plano de emergência elaborado este ano pelo município, mas o autarca social-democrata não quer "sequer imaginar" tal cenário pelos custos e por não existirem no país meios suficientes para montar uma operação desta dimensão.

Porto Canal

Sem comentários:

Enviar um comentário