terça-feira, 28 de agosto de 2012

Regadio da Estevainha vai ser remodelado para acabar com os desperdícios de água


O sistema de regadio da barragem da Estevainha, em Alfândega da Fé, vai ser remodelado. 
A albufeira está nesta altura próxima da quota mínima, devido à seca e às perdas de água ao longo das tubagens de rega.   
O vice-presidente da autarquia local, Eduardo Tavares, sublinha que esta é uma obra prioritária para acabar com os desperdícios de água.“É fundamental e este investimento já peca um pouco por tardio. 
Este regadio da Estevainha tem cerca de 50 anos está já devoluto, as condutas estão envelhecidas, ainda são em fibrocimento. E um sistema novo, completamente reabilitado, irá permitir uma maior sustentabilidade no uso da água, uma vez que iremos no futuro combater melhor anos de seca como este e como houve em 2005, porque se perde muita água em fugas”, salienta o autarca. 
Esta albufeira serve directamente 70 agricultores, mas Eduardo Tavares realça que são cerca de 300 os produtores de Alfândega da Fé que utilizam este sistema de rega de forma precária. 
Ao todo são 230 hectares de culturas que dependem da água armazenada nesta barragem.“Este perímetro de rega serve para apoiar as culturas da cereja, a fruticultura, bastante amendoal, olival e também as hortícolas. É importante também para apoiar algumas explorações pecuárias aqui na zona”, realça Eduardo Tavares.
Trata-se de um investimento de cerca de 2 milhões de euros, comparticipados em 75 por cento por fundos comunitários. 
O projecto já está aprovado, mas falta ainda luz verde da parte das Finanças.“Neste momento estamos à espera de um despacho de autorização por parte do ministério das Finanças para a Direcção Geral de Agricultura lançar o concurso, que nós esperamos que seja feito até ao final do ano. Porque como estamos a ver os agricultores sem água torna-se muito complicado”, acrescenta o vice-presidente da Câmara de Alfândega da Fé.
Eduardo Tavares teme, no entanto, que com os atrasos processuais o novo sistema ainda não esteja a funcionar no próximo Verão.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário