terça-feira, 21 de agosto de 2012

Estudantes belgas em Mogadouro para intercâmbio


Dez alunos Belgas estão desde ontem na região para fazerem um intercâmbio cultural e vão permanecer cá até à próxima segunda-feira.
Ao abrigo do Programa Europeu de Intercâmbios de Jovens – Eurodisea, o Agrupamento de Escolas de Mogadouro, em parceria com o Instituto de Saint-Joseph em Ciney, na Bélgica, organiza há já 19 anos um intercâmbio cultural.
Para o responsável do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Mogadouro, Fernando Oliveira, esta é a semana ideal por coincidir com as festas da vila. “Há uma animação constante e é uma boa maneira de mostrar a vila de Mogadouro a quem vem pela primeira vez. Para os jovens também é uma forma divertida, porque ficam diluídos na multidão e conseguem mostrar a vila de Mogadouro no melhor que ela é”, realça Fernando Oliveira.
De recordar que nas férias da Páscoa, 10 alunos de Mogadouro rumaram à Bélgica, e agora são os estudantes belgas acolhidos nas suas casas, em Mogadouro.
A Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros e as Caves do Porto são alguns dos locais que vão conhecer. Há 25 anos que o Agrupamento de Escolas de Mogadouro integra este programa de intercâmbios.
O director, José Maria Preto, sublinha que o objectivo é proporcionar aos alunos belgas um contacto directo com a cultura portuguesa.“A forma como nós apresentamos as nossas festas na parte religiosa e pagã é muito diferente da forma como estes alunos da delegação belga vivem no seu País. 
E é isso que queremos que eles conheçam, a forma como vivemos e como nos organizamos. Fazemos também intercâmbios pontuais com a Suécia, Espanha, Itália e França”, salienta José Maria Preto.
São sete dias de troca de experiências e conhecimento entre alunos belgas e portugueses.

Escrito por Onda Livre (CIR)

1 comentário:

  1. Parabéns aos promotores do intercâmbio.
    Um passeio no Douro, na Zona , também era agradável.
    Força Mogadourenses.

    ResponderEliminar