quinta-feira, 26 de julho de 2012

Residências dão vida ao centro histórico de Bragança

O centro histórico de Bragança vai ganhar mais vida com a chegada de alunos estrangeiros já no início do próximo ano lectivo.
As primeiras residências universitárias, que resultam da requalificação de edifícios devolutos no centro da cidade, foram ontem inauguradas.
O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, acredita que esta zona da cidade vai ganhar dinâmica com a instalação dos jovens.“Pensamos que uma das formas mais activas de rejuvenescer o centro histórico é trazer juventude para os centros históricos, seja através de estudantes, ou casais jovens. Porque atrás dos jovens vem a actividade económica. Podem vir as papelarias, os bares, os cafés, as mercearias”, realça o autarca.
O próximo passo é a remodelação de mais casas devolutas para estudantes e casais jovens. Projectos que dependem de fundos comunitários.A par das residências também foi inaugurado um campo de jogos e o complexo pedagógico do Instituto Politécnico de Bragança.
O presidente da instituição, Sobrinho Teixeira, sublinha que são obras importantes para o IPB e para a cidade de Bragança.“O campo de jogos do IPB vai permitir uma maior aplicação no desporto da parte dos estudantes e vai ser aberto à comunidade e várias associações da cidade vão poder usufruir deste campo. O complexo pedagógico vai dar resposta ao aumento de alunos que houve nestes últimos anos, havia alguma desconcentração de serviços, o que provocava alguma ineficácia nos serviços prestados aos alunos.
Tudo isso vai ficar agora concentrado. E estas duas residências vão permitir ao instituto expandir os programas de internacionalização”, realça Sobrinho Teixeira.A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado do Ensino Superior, João Filipe Queiró, que aplaudiu a concretização deste investimento em tempo de crise.A construção das residências representa um investimento de cerca de 1 milhão e 165 mil euros, comparticipados em 80 por cento por fundos comunitários.
Os dois imóveis vão acolher 41 estudantes.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário