domingo, 28 de junho de 2015

A lenda de Vala Dranjo

Local: Marzagão, CARRAZEDA DE ANSIÃES, BRAGANÇA
Informante: Maria Adelaide Moutinho (F), 80 anos

Conta-se que vivia na antiga vila de Ansiães, no castelo, um grupo de mouros temidos por todas as povoações vizinhas. O pároco, com a ajuda da sua freguesia, decidiu elaborar um plano para acabar definitivamente com os mouros. 
Mandou reunir todos os rebanhos de cabras existentes nas redondezas e nos chifres dos animais foi colocado um archote preso e atacariam de noite. Chegada a noite, os homens e todo aquele exército de cabras subiram a íngreme ladeira da vila de Ansiães, com seus archotes iluminados, aparentando ao longe uma grande massa humana com os archotes nas mãos. 
Os mouros, perante tal espectáculo, fogem apressadamente para o vale onde os aguardavam valentes homens decididos a matá-los. Ali os mouros, junto com o seu chefe Aldranjo, foram chacinados. No lugar na chacina existe uma cruz a assinalar a morte e ao mesmo tempo a vitória. Ainda hoje os habitantes de Marzagão designam o lugar da chacina de Vala Dranjo e outros Vala Dreinjo. O mesmo situa-se no sopé do monte, onde assenta a vila de Ansiães e alarga-se para o terreno onde se encontra Marzagão.

Fonte:PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro (Narrações Orais)

Sem comentários:

Enviar um comentário