sexta-feira, 27 de julho de 2012

EDP ajuda a criar 38 novas empresas no Baixo Sabor

A segunda edição do Prémio EDP Empreendedor Sustentável contribuiu para a criação de 38 novas empresas nos cinco concelhos transmontanos abrangidos pela barragem em construção no Baixo Sabor, divulgou hoje a empresa.
Os projetos são liderados por 42 empreendedores que apostam em pequenos negócios de valorização dos recursos regionais, sobretudo nas áreas agrícola e turística.
Este prémio é uma medida associada à construção de novas barragens lançada pela elétrica nacional, que vai financiar com mais de um milhão de euros, nos próximos anos, a criação de novos negócios e empregos em torno das hidroelétricas.
O prémio foi lançado, em 2010, no Baixo Sabor e, entretanto, alargado aos concelhos da barragem de Foz Tua, onde está ainda a decorrer o processo de seleção e acompanhamento da primeira edição.
A maior parte do financiamento da EDP destina-se a apoio técnico e consultadoria aos empreendedores, que beneficiam destes serviços, independentemente de os projetos virem a ser distinguidos com o prémio final.
O balanço e os vencedores desta edição serão apresentados, no final da tarde de hoje, na pousada da EDP, em Picote (Miranda do Douro), depois de uma conferência sobre empreendedorismo e a dinâmica das economias locais. A iniciativa contará com a presença do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira, representantes da EDP, autarcas, empreendedores e várias entidades ligadas ao fomento da iniciativa empresarial e do autoemprego na região.
Na primeira edição do Prémio, no Baixo Sabor, foram criados 40 novos projetos, 54 postos de trabalho e investidos 1,7 milhões de euros para um volume de negócios estimado de quatro milhões, segundo dados ainda da EDP.
As áreas dos negócios que têm surgido estão ligadas ao aproveitamento dos recursos naturais, agricultura, agroindústria, turismo e serviços, como uma empresa de serviços especializados de saúde de apoio à Terceira Idade.


OJE/Lusa

1 comentário:

  1. A ser assim só temos que louvar a posição assumida pela EDP, o seu a seu dono, pese embora o dever e a responsabilidade social que tem para com as populações que ficam nas zonas dos seus aproveitamentos hidráulicos.
    Faço votos que seja coisa séria!!!!!.

    ResponderEliminar