terça-feira, 24 de julho de 2012

Adolfo Norberto Lopes

Jornalista e escritor (Vimioso, 30.9.1900 - Linda-a-Velha, Ociras 25.08.1989). Obteve a licenciatura em Direito na Universidade de Lisboa (1917), mas nunca exerceu a profissão, por ter enveredado pelo jornalismo no qual se iniciou (1919) no diário lisboeta O Século. Pouco depois (1921) fundou com Pinto Quartim, o jornal última Hora, de curta vida, e logo a seguir entrou para a redacção do Diário de Lisboa, dirigido por Joaquim Manso. 
Neste jornal desenvolveu a sua mais demorada actividade como escritor, cronista, repórter e jornalista, de estilo muito apreciado, pela clareza, objectividade e imparcialidade.  Assumiu a direcção do jornal em 1956 e nessa qualidade ali se manteve até 1967, ano em que abandonou o cargo para fundar (1968) o diário A Capital, a que deu o carácter de um jornal moderno, e que dirigiu até 1970. 
Escreveu livros em colaboração com outros jornalistas, por ex.  Morais Carvalho e publicou variadíssimas reportagens de acontecimentos e de viagens que efectuou um pouco por todo o mundo. 
A memória registou a que fez da viagem aérea de Gago Coutinho e de Sacadura Cabral. 
Participou na fundação do Sindicato dos Jornalistas e da Caixa de Reformas e de Pensões dos mesmos.  Pelos seus méritos recebeu a insígnia de ouro do Sindicato dos Jornalistas ( 1968) e o Prémio de Imprensa Artur Portela ( 1986). 
Agraciado com a Ordem da Liberdade (1981) foi sócio correspondente da Academia das Ciências (desde 1977) e membro eleito, pela Assembleia da República, do Conselho de Comunicação Social.  O Sindicato dos Jornalistas instituiu um Prémio de Reportagem com o seu nome. 
Obra de referência da sua vasta bibliografia (muito ampliada depois de abandonar a direcção de A Capital, em conferências, artigos regulares no Diário de Notícias, ele), é o estudo dedicado à vida do antigo Presidente da República e escritor Teixeira Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário