sexta-feira, 29 de junho de 2012

Torre de Moncorvo: Autarca avança com providência cautelar para travar retirada do helicóptero de emergência

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo vai avançar com uma providência cautelar para travar a anunciada saída do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estacionado em Macedo de Cavaleiros.
"O processo já foi entregue a um advogado e levará ao estabelecimento de uma providência cautelar ", avançou Aires Ferreira.
O helicóptero de emergência baseado em Macedo de Cavaleiros resultou de um protocolo celebrado entre o antigo ministro da Saúde Correia de Campos como contrapartida pelo encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) nos centros de saúde, de forma a tornar o socorro mais célere às populações devido às distâncias dos principais hospitais regionais e centrais.
"É preciso lembrar que há um protocolo assinado em 2007. Das duas, uma: ou o protocolo é cumprido e o meio aéreo mantém-se ou deixa de haver protocolo. E, nessa altura, reivindicamos que o SAP reabra no período noturno", explicou o autarca socialista.
Segundo Aires Ferreira, os 11 autarcas do distrito de Bragança que, em 2007, assinaram o referido protocolo fizeram-no com alguma "relutância", reconhecendo que um helicóptero estacionado em Macedo do Cavaleiros "era um meio de emergência muito bom".
"Com esta garantia, os autarcas ‘atravessaram-se’ para aceitar o encerramento dos então designados SAP", frisou.
Para o autarca transmontano, há uma "evidente" perda de qualidade nos serviços de saúde e que coloca em causa "o salvamento de vidas humanas".
O autarca de Torre de Moncorvo disse ainda que na próxima semana haverá uma reunião de trabalho com os 11 autarcas do distrito de Bragança que assinaram o protocolo, para reivindicar a permanência da aeronave ou reabertura dos SAP, mas apenas destinada àqueles "que resolverem aceitar as propostas".


in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário