quarta-feira, 27 de junho de 2012

Obras no túnel do Marão paradas há um ano

Faz hoje um ano que as obras do túnel do Marão estão paradas.Os 5,6 km de extensão que vão ligar os distritos de Vila Real e Amarante fazem parte da construção da Auto-estrada transmontana e está parada desde 27 de Junho de 2011. 
Esta paragem está relacionada com a falta de um acordo entre o Estado e a concessionária que tentam renegociar a empreitada.Um dos obstáculos tem a ver com o facto do empréstimo ter sido feito a taxas mais baixas das que são agora praticadas.
O ministério das obras públicas pode também vir a resgatar a obra mas isso obriga a partir para um novo concurso, cujas implicações em termos de tempo e de custos serão maiores.A construção do Túnel do Marão começou no Verão de 2009 e deveria estar concluída em Novembro deste ano, mas o processo não tem sido pacífico.
Além desta paragem, a obra já tinha sido suspensa antes por duas vezes, por causa de duas providências cautelares interpostas pela empresa Águas do Marão.Esta terá sido a primeira causa dos problemas que estão a afectar o projecto.A isto juntou-se o corte de financiamento por parte do sindicato bancário que financia a obra. O fundo de risco é outra das questões que está, agora, a travar o acordo entre a concessionária e o Governo.
Trata-se de um fundo que visa compensar a exploração por eventuais perdas na procura de tráfego.
A concessionária teme que passem menos carros nesta via do que o inicialmente previsto.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário