terça-feira, 26 de junho de 2012

Ervedosa quer caminhos rurais arranjados

A freguesia de Ervedosa, no concelho de Vinhais, quer compor os caminhos rurais para incentivar os agricultores a cultivarem as suas terras. A produção agrícola é valorizada pela autarquia local, que, todos os anos, organiza uma feira para venda e exposição de produtos. Domingo, 35 expositores mostraram a sua produção. 
O presidente da Junta de Ervedosa gostava agora de ver aprovada a candidatura para a melhoria dos caminhos. Franquelim Nascimento diz que o investimento ronda os 150 mil euros.“As pessoas ou vão de tractor ou vão a pé às suas propriedades. Se não tivermos bons acessos as terras ficam abandonadas.
É essa a nossa preocupação”, afirma o presidente da Junta.O director regional de Agricultura do Norte esteve presente na feira, mas não garantiu financiamento para os caminhos rurais. As verbas para este tipo de infra-estruturas estão esgotadas e a autarquia terá que esperar pelo próximo Quadro Comunitário de Apoio. Manuel Cardoso aproveitou a oportunidade para enaltecer a importância das feiras de produtos locais para o desenvolvimento da agricultura.“Por essa Europa fora há muitas feiras no mundo rural e o volume de negócios do conjunto destas feiras é muito grande”, garante o responsável.
A população também se mostra satisfeita com a realização desta feira na freguesia.“Trago as coisas que colho na agricultura. É tudo biológico”, garante Ana Correia.“É o primeiro ano que venho e vou participar mais vezes, porque é um convívio e há que manter a tradição”, afirma Teresa Neto.
A Feira de Produtos da Terra de Ervedosa já se realiza há 14 anos e o autarca local garante que é para manter.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário