sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bragança prepara candidatura a património mundial

“Bragança, cidade sem fronteiras” é o tema de um seminário internacional que está a decorrer esta quinta e sexta-feira na capital de distrito.Este encontro, que reúne vários investigadores portugueses e espanhóis, pretende fazer o estudo de viabilidade para a apresentação da candidatura conjunta de Bragança e Zamora a património mundial da humanidade.  Mas para o vice-presidente da câmara também é importante conhecer a história recente da cidade. Queremos continuar a conhecer Bragança.
A história, as pessoas e as motivações que tiveram e que conduziram à Bragança que hoje, económica e socialmente”, refere Rui Caseiro, salientando que “não queremos fazê-lo dissociados da comunidade vizinha. Daí o nosso envolvimento e interesse em termos encomendado estudos ao CEPESE para melhor conhecermos a nossa história”.Os trabalhos foram encomendados ao Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE).
O presidente dá conta dos resultados a que se chegou até agora ao afirmar que “em relação ao estudo de viabilidade concluímos que só faria sentido apresentar uma candidatura conjunta, portuguesa e espanhola, que candidatasse a região de Bragança e Zamora pelas suas afinidades históricas e culturais e pela sua especificidade no contexto peninsular”.
Fernando de Sousa acrescenta que “sobre os estudos de Bragança na época contemporânea, continuamos a desenvolve-los com um conjunto de especialistas no sentido de termos o estudo pronto no final deste ano”.
Os resultados do estudo sobre Bragança na Época Contemporânea serão publicados em livro no próximo ano.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário