terça-feira, 22 de maio de 2012

Vinhais com novo centro interpretativo e requalificação do parque biológico

O município transmontano de Vinhais investiu 1,1 milhões de euros em novos equipamentos, entre eles um centro interpretativo com todas as raças autóctones do país e novas valências no parque biológico, espaço que atrai visitantes de todo o país.
Os produtos agrícolas, como o fumeiro, que representa seis milhões de euros anuais e 300 postos de trabalho, e o turismo da natureza são os pilares económicos do concelho transmontano que conta agora com novos atractivos, como o primeiro mini-campo de golfe do distrito de Bragança, uma escola de equitação e um centro interpretativo com todas as raças autóctones do país.
Um programa de intervenção local que inclui, ainda, a requalificação urbanística de duas ruas na sede de concelho e da antiga escola primária, transformada num centro de formação e apoio a empresas locais.
O presidente da Câmara, Américo Pereira, explicou que o propósito deste centro não é atrair novas empresas, mas apoiar os empresários locais que são essencialmente os produtores agrícolas, cedendo-lhes um espaço para instalarem serviços administrativos e para formação.
O novo espaço está pensado fundamentalmente para as actividades do concelho, que, só na área do fumeiro, conta 50 empresários em nome individual ou em sociedade licenciados e necessitam de apoio logístico e formação permanente para corresponder, nomeadamente, «às numerosas regras e burocracia da União Europeia».
O turismo da natureza é outra das apostas do município integrado no Parque Natural de Montesinho que reproduziu a fauna e flora da área protegida num parque biológico que atrai visitantes de todo o país e excursões de estudantes, inclusive da vizinha Espanha.
Este espaço ganha agora novos equipamentos, como o picadeiro do centro hípico com escola de equitação e que oferece aos visitantes passeios de cavalo e de charrete pelo parque ou pela serra da Coroa.
O município espera conseguir atrair a este espaço também estudantes do ensino superior, com um centro interpretativo que dá a conhecer todas as raças autóctones do país, «um equipamento único em Portugal», de acordo com o autarca local.
Os adeptos dos desportos na natureza têm agora também um novo espaço de lazer em Vinhais com a inauguração do primeiro campo de minigolfe do Nordeste Transmontano.
O novo equipamento permitirá ao município ser, este ano, o anfitrião do Campeonato Nacional de Minigolfe, de 14 a 15 de Julho, segundo anunciou o presidente da Câmara.
Todas as obras a inaugurar no domingo foram financiadas entre 75% e 80% por fundos comunitários e «está tudo pago», realçou o autarca, destacando «a liquidez» deste município numa altura em que na maioria das autarquias se fala em asfixia financeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário