quinta-feira, 24 de maio de 2012

Miguel Torga já é Agrupamento


Os membros do Conselho Municipal de Educação foram ontem apanhados de surpresa por uma alteração na Carta Educativa de Bragança. Se até à data a Escola Secundária Miguel Torga era classificada como “Escola Básica Integrada não Agrupada”, o documento apresentado na reunião de ontem já faz menção ao “Agrupamento de Escolas Miguel Torga”.
Fonte ligada ao processo referiu ao Jornal Nordeste que os planos da Câmara de Bragança passam por concentrar na antiga Escola n.º 3 a gestão do Centro Escolar de Santa Maria e, ainda, das EB 1 de Gimonde, Quintanilha e Espinhosela. Contas feitas, o Agrupamento de Escolas Miguel Torga passará a ter um universo na ordem dos 800 alunos, quando actualmente não ultrapassa os 300.
A novidade surge numa altura em que a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) divulgou os 115 novos agrupamentos escolares para o próximo ano lectivo, correspondentes ao mapa da primeira fase de agregações de escolas. Na cidade de Bragança está contemplada a agregação do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal com o Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, num total de 1731 alunos, a par da fusão do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela com a Escola Secundária Emídio Garcia, totalizando 2160 estudantes.
Ao que foi possível apurar, um grupo de pais reuniu na noite de ontem na sede do Nordeste Automóvel Clube, em Bragança, de modo a analisar as propostas do município de da DREN.
A iniciativa partiu de um conjunto de pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, que está preocupado com a transferência do Centro Escolar de Santa Maria para o anunciado Agrupamento Escolar Miguel Torga.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário