quinta-feira, 29 de março de 2012

Caçadores recolhem chumbos usados


O Clube de Caça e Pesca de Bragança está a promover uma acção de limpeza ambiental nos terrenos envolventes à sua sede. O objectivo é recolher os vestígios de chumbo utilizado nos tiros aos pratos.
"Vai ser obrigatório, por lei, fazer isso no prazo de cinco anos. Mas resolvemos antecipar-nos”, explicou ao Jornal Nordeste o presidente do clube, Antero Ferreira. O que o clube pretende fazer é a descontaminação dos terrenos, que têm sido "semeados" com os chumbos dos cartuchos nos últimos 25 anos, um metal tóxico. "Prevêem apanhar umas 20 toneladas de chumbo, pelo que a empresa que contratámos já viu. 
Até agora, numa semana, já apanharam quatro toneladas", explica o mesmo responsável.
Depois de recolhido, o chumbo será vendido para reciclagem, pelo que Antero Ferreira admite que o clube ainda possa vir a pagar as despesas e ter algum lucro com esta alteração. Em Bragança, 90 a 95 por cento do chumbo cai fora das instalações do clube, num raio de 130 a 150 metros da prancha de tiro. 
A operação prevê que uma máquina recolha a terra que está à superfície do solo, que depois é inserida num crivo fino, que separa o chumbo das pedras. Depois, através de aspiração, é retirada a terra do chumbo.
Desde há cerca de 30 anos que o clube tem actividade na zona do antigo aeródromo da cidade. Uma actividade que poderia traduzir-se na contaminação dos solos. "Há estudos que apontam nesse sentido, sobretudo da eventual contaminação de águas. Mas aqui não temos praticamente nenhum curso de água e para chegar a um lençol freático tinham de decorrer vários anos", explica. 
O Clube de Caça e Pesca de Bragança tem, actualmente, cerca de 600 sócios. Em estudo está a possibilidade de o clube se mudar para novas instalações, na freguesia de S. Pedro.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário