quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mirandelense vai participar em Fórum Internacional

Rafael Teixeira
Um jovem mirandelense foi convidado a participar num fórum internacional que vai reunir os melhores cientistas do mundo, que se realiza, no Verão, em Londres. Rafael Teixeira foi seleccionado pela Fundação Calouste Gulbenkian depois de ter representado o nosso País nas Olimpíadas Internacionais da Física, no Verão de 2011, onde ajudou a equipa nacional a obter a melhor classificação de sempre.
A frequentar o primeiro ano do curso de medicina,na Universidade de Coimbra, o jovem mirandelense não esconde a satisfação pelo convite que pode ser uma nova janela de oportunidade para o seu futuro.
A Fundação Calouste Gulbenkian patrocina, anualmente, a deslocação ao London International Youth Science Forum, onde durante duas semanas marcam presença os melhores cientistas do mundo. Depois de ter sido um dos cinco jovens portugueses que obteve a melhor classificação de sempre nas olimpíadas da física que aconteceram, o ano passado, na Tailândia, Rafael Teixeira foi convidado a estar presente neste evento internacional, que vai decorrer em Londres, de 16 a 30 de Agosto. O jovem estudante mirandelense confessa que ficou surpreendido com o convite e não cabe em si de contentamento.

“Foi uma surpresa este convite. Quando abri o mail tive que o ler várias vezes. Quando percebi que ia a Londres e ia representar Portugal na área da Física fiquei bastante contente”, conta Rafael Teixeira.
A frequentar o primeiro ano de medicina, na Universidade de Coimbra, Rafael Teixeira considera que esta participação no fórum dos cientistas pode ser de extrema importância para conseguir atingir um dos objectivos que sempre imaginou para a sua vida profissional. O de aliar a medicina à investigação.
“Também pode ser visto como uma oportunidade. Eu escolhi o curso de Medicina, mas o meu sonho sempre foi conciliar a Física com a Medicina. Há muita gente que diz que o futuro da Medicina passa pela Física e apesar de haver bons médicos e bons físicos há muito poucos médicos que percebam de Física e Físicos que percebam de Medicina e que consigam conciliar as duas coisas”, acrescenta o jovem estudante.
  Rafael Teixeira confessa que as expectativas são enormes e demonstra que já está bem informado sobre o que vai acontecer durante duas semanas, em Londres.
“O objectivo é juntar pessoas com grandes ideias, ou seja juntar jovens cientistas de todo o mundo. Vamos assistir a uma série de palestras, vamos estar com investigadores de renome. Vai-me abrir mesmo os horizontes no âmbito da investigação e pela primeira vez vou ter contacto com o que é investigação”, confessa Rafael Teixeira.
O jovem mirandelense ficou orgulhoso do convite da Fundação Calouste Gulbenkian e espera aproveitar ao máximo a sua presença entre os melhores cientistas do mundo para adquirir experiência que possa ser útil na sua vida profissional. Este futuro médico continua a não descurar a área da física e até está convicto que pode ser uma área complementar na sua vida. 
O jovem Mirandelense, Rafael Teixeira, vai participar no London International Youth Science Forum que vai decorrer durante duas semanas, em Agosto, na capital inglesa.


Escrito por Terra Quente (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário