terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mercadinho Flor da Amêndoa anima a vila de Alfândega da Fé nos próximos fins-de-semana


Fumeiro, queijo, compotas, mel, doces regionais, licores, azeite e claro, muita amêndoa vão estar em destaque durante os próximos fins de semana em Alfândega da Fé. O Mercadinho Flor de Amêndoa regressa à vila transmontana para dar a provar o que de melhor se faz no concelho.
Com início a 25 de fevereiro, a iniciativa vai já na terceira edição e foi criada com o intuito de receber todos aqueles que se deslocam a Alfândega da Fé atraídos pela beleza das amendoeiras em flor. 
Com mais de uma dezena de “bancas”, onde vão estar representados os principais produtos e produtores concelhios, o Mercadinho tem este ano um novo figurino e localização.
O recinto Municipal de exposições acolhe uma tenda onde até dia 1 de abril desfilam as principais iguarias locais, mas também grupos de danças e cantares característicos da região. A animação vai estar a cargo do Grupo de Dançares e Cantares de Vilarchão(26 de fevereiro); Grupo de Cantares de Sambade (4 de março); Grupo de Cantares de Parada (11 de março); Grupo de Cantares de Gebelim (18 março); Grupo de Cantares Pedra D’Ara (31 março) ; Grupo de Cantares de Alfândega e Orquestra Juvenil(1 de abril).“Esganarelo, o cornudo imaginário”, sobe ao palco a 10 de março, pela companhia Filandorra – Teatro do Nordeste. Também às 14.30h, mas a 24 de março, a animação fica a cargo do grupo da Escola Municipal de Teatro.
Pelo meio há ainda espaço para o Passeio BTT da Flor Amêndoa (3 de março), ou da Corrida de Carrinhos de Rolamentos (25 de março).
As provas de azeite novo são outra das iniciativas constantes do programa, quem passar pelo Mercadinho Flor da Amêndoa vai ficar a saber porque é que Alfândega da Fé tem dos melhores azeites de toda a região.
Integrado, ainda, nas festividades das Amendoeiras em Flor, há, para os apreciadores da boa mesa, mais uma edição do fim de semana gastronómico.À iniciativa aderiram os restaurantes Cantinho de S. Francisco e do Hotel & SPA Alfândega da Fé, que vão servir uma ementa à base de produtos regionais. Uma forma de dar a conhecer as diferentes potencialidades e aplicações culinárias dos produtos locais, com a assinatura do Chefe Marco Gomes. 
Esta ementa terá como entrada tartelete de alheira, espeto de vitela grelhada com feijoada de enchidos e arroz branco e para finalizar um pudim de castanhas com gelado de cereja aromatizada com bagaceira.
É assim que Alfândega da Fé vai receber os turistas das amendoeiras em flor. Apesar deste ano as flores tardarem a despontar, o que é facto é que o concelho ainda possui uma vasta área de amendoal e prepara-se para receber e festejar um dos mais bonitos espetáculos oferecidos pela natureza.
Para quem não tem visita organizada, a Câmara Municipal propõe 2 percursos. Um que compreende as aldeias de Pombal, Vilarelhos, Eucísia e Valverde, o outro passa por Cerejais, Sendim da Ribeira, Para e Vilarchão. 
No final a passagem é obrigatória pelo Mercadinho Flor da Amêndoa onde se encontram iguarias à base deste fruto. É o caso de Barquinhos ou Rochedos (doces tradicionais à base de amêndoas e ovos), das compotas às quais este fruto confere um paladar original, ou mesmo os Chouriços Doces, um enchido confecionado com amêndoa, pão, mel e sangue ideal para terminar uma refeição.



Sem comentários:

Enviar um comentário