quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Natural de Montesinho

Um incêndio de grandes proporções consumiu, nos últimos dois dias, o coração do Parque Natural de Montesinho.
O fogo começou segunda-feira, do outro lado da fronteira, mas rapidamente se propagou a Portugal.

Ardeu grande parte da área acima da aldeia de Montesinho.No local estiveram quase 30 homens portugueses, que durante a tarde de ontem foram apoiados por meios aéreos espanhóis.Mesmo assim, o fogo consumiu mais de 1500 hectares numa zona vital para o abastecimento de água à cidade de Bragança.
Mas Rui Caseiro, vereador da autarquia brigantina, que ontem esteve no local, considera que o abastecimento não está comprometido. “Tentamos ver se uma conduta de água estava afectada mas não houve problemas. Estamos a acompanhar os bombeiros para evitar que a área ardida seja maior.
A barragem não corre perigo de ser contaminada”. Mas se o abastecimento de água está salvaguardado, este pode ser já um desastre ambiental. “Esta zona é considerada uma das zonas de maior riqueza ambiental no Parque de Montesinho. Toda a fauna foi afectada. Teram morrido bastantes coelhos.
A fauna também ficou destruída. Há uma perda bem considerável”, acrescentou. As chamas começaram pouco depois das duas da tarde desta segunda-feira e dizimaram grade parte do coração do Parque Natural de Montesinho.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário