domingo, 29 de janeiro de 2012

Trás-os-Montes - Associação local quer potenciar trocas entre pequenos produtores e consumidores


A Desteque - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, lançou recentemente um programa de apoio a pequenos produtores para comercializarem os excedentes agrícolas. Trata-se da mais recente iniciativa de uma associação que desde 1991 procura promover a retenção e regresso de pessoas ao território e a diversificação do sector agro-florestal.
A associação com actuação na Terra Quente Transmontana quer fazer da agricultura de subsistência uma fonte de rendimento, ajudando os pequenos produtores a comercializar os excedentes que, por vezes, acabam no lixo.
O objectivo da Desteque - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente é lançar um programa baseado no comércio sem intermediários, rentabilizando os excedentes agrícolas. Na prática, os produtores de cinco concelhos transmontanos (Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Alfândega da Fé ) vendem directamente ao consumidor aquilo que produzem. São orientados pelas associações locais de desenvolvimento rural.
O próximo passo da Desteque - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente será fazer um levantamento de potenciais produtores e consumidores e criar a logística necessária para arrancar com o projecto no terreno.
O responsável da Desteque, Duarte Moreno, salientou que trata-se de «mudar os hábitos dos consumidores, porque se existem hipermercados nesta região é porque existem consumidores e as zonas dos frescos [destes estabelecimentos] têm sempre muita procura».
A associação garante toda a logística necessária para a aproximação e acredita que também nesta região «pode resultar», tendo em conta o que os responsáveis testemunharam noutras regiões.
A iniciativa agora lançada pela Desteque baseia-se num modelo de comércio de proximidade semelhante aquele adoptado desde há cinco anos pelo programa PROVE - Promover e Vender. Também uma associação da península de Setúbal, a ADREPES, desenvolve desde 2011 um trabalho junto dos produtores locais em parceria com 11 entidades públicas e privadas.
Duarte Moreno está convencido de que o PROVE poderá também ser um incentivo para atrair gente jovem para a agricultura, na medida em que tem garantido um rendimento médio mensal de 600 euros por agricultor nas zonas onde já está a funcionar.
Entre os objectivos traçados pela Desteque estão a retenção, atracção e regresso de pessoas ao território, o ordenamento do património natural da região, «de forma a constituir-se como mais-valia e base de novas actividades e novos perfis profissionais».


in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário