sábado, 28 de janeiro de 2012

Mota Soares anunciou em Bragança novas valências de apoio aos idosos


É preciso apostar em mais respostas para os idosos no Nordeste Transmontano. A ideia foi deixada hoje, em Bragança, pelo ministro da Solidariedade e Segurança Social. Pedro Mota Soares esteve hoje de fugida em Bragança a visitar duas instituições de Solidariedade Social, a Obra Social Padre Miguel e a Cáritas Diocesana. Para além dos habituais pedidos de ajuda, levou ainda um presente especial das crianças da Cáritas.“É um capacete, porque ele gosta de andar de mota. 
Fomos nós que o pintámos”, explicava o pequeno António. Pedro Mota Soares ficou deslumbrado com a prenda, um capacete branco com desenhos feitos pelas crianças, e deixou, desde logo, uma promessa.“Vou usá-lo. Foi a prenda mais originar que recebi enquanto ministro e nunca me esquecerei desta visita”, sublinhou. Mais a sério, e ainda na Obra Social Padre Miguel, o Ministro da Solidariedade e Segurança Social frisou que tem de haver uma aposta em novos centros de noite e no apoio domiciliário. Medidas que ajudarão a combater o isolamento dos idosos na região transmontana.“Temos de ter uma nova geração de apoio domiciliário em Portugal. É uma medida que serve para isso, tal como os centros de noite”, disse.
Por outro lado, Pedro Mota Soares sublinhou que é importante simplificar regras e acabar com burocracias, para permitir um aumento nas respostas das instituições.“É muito importante que possamos aumentar a oferta e o número de camas disponíveis, alocar mais recursos para o apoio domiciliário e para os centros de noite. Temos de ter mais bom senso e flexibilizar muitas regras, que vão contra o bom senso.
”No entanto, o ministro diz que ainda não sabe quantas instituições da região poderão beneficiar do apoio do Governo.“Estamos a terminar esse trabalho e essas quantificações vão ser feitas mais para a frente.”Centros de Noite e mais apoio domiciliário serão as apostas do Governo.
Uma visita que esteve programada para a época de Natal, mas que o nevoeiro adiou para hoje.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário