terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ciências Aplicadas em Bragança

Em Junho a cidade de Bragança vai receber o segundo Encontro das Universidades de Ciências Aplicadas.A novidade foi avançada esta segunda-feira pelo presidente do Instituto Politécnico durante as comemorações de 29 anos daquela instituição de ensino.  “Há um grande movimento afirmativo ao nível da Europa, das chamadas Universidades das Ciências Aplicadas, no qual Portugal, que foi membro fundador, está incluído tal como o IPB” explica Sobrinho Teixeira, acrescentando que “engloba países como a Finlândia, a Irlanda, a Dinamarca, a Alemanha, a Noruega”.
“O primeiro encontro foi no ano passado em Helsínquia, e posso anunciar que de 2 a 5 de Junho Bragança irá ter o segundo encontro” adianta.
Sobrinho Teixeira admite que o grande desafio da instituição num futuro próximo passa pela reorganização de cursos, que o ministério está a estudar, mantendo a dimensão do IPB.“O que nos preocupa é que haja uma visão nacional de uma cobertura territorial resultando numa maior concentração de formações no litoral e num subsistema em detrimento de outro” afirma, defendendo “que se deve manter a actual percentagem dos subsistemas”.
“O reordenamento da rede e a reorganização de cursos tem de ter em conta estas realidades e não apenas as realidades de mercado e das apetências dos alunos. Também tem de se perceber o que é que o país precisa em termos de empregabilidade e está demonstrado que os sistema politécnico tem mais empregabilidade que o sistema universitário”. Para melhorar a qualidade de ensino, em breve será inaugurado o edifício sede do IPB.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário