quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vimioso premiou 36 bebés nascidos em 2011


Desde que começou a iniciativa, em 2002, nunca tinha havido tantos participantes no concurso que dá um prémio aos casais que arriscam a têm filhos naquele concelho do Nordeste Transmontano.
Ontem foi a entrega dos cheques de mil euros, acompanhados por um leque de ofertas em material, como biberons ou chupetas, e do pagamento das vacinas não comparticipadas pelo Estado.
Para os pais, é uma ajuda importante em tempo de crise, mas não decisiva na hora de ter mais filhos.
“é uma grande ajuda”, frisa Flávia Oliveira, garantindo que não foi por causa do prémio que decidiu ter um segundo filho. Já Ana Martins diz que “é uma ajuda”, sobretudo “numa altura em que já não há abonos de família”. Amélia Liberal também diz que “é uma boa ajuda”, apesar de o prémio “não dar para muita coisa”. Mesmo assim, o dinheiro será posto numa conta para ajudar a pagar os estudos da filha.
Helena Brás participa pela segunda vez, mas garante que não foi pelo prémio que decidiu ter um segundo filho.
Mas, a verdade, é que cada vez tem havido mais bebés a participar nesta iniciatica, num concelho com cerca de cinco mil habitantes.
Por isso, o vereador António Torrão Vaz considera que esta foi uma boa aposta.
“É uma aposta bem sucedida e, por isso, tem que ter continuidade. É uma forma de criar atractitividade para o concelho”, frisa.
Para além da entrega de um cheque de mil euros aos pais de bebés nascidos no concelho, também a venda de lotes a um cêntimo para construção de casas foi um sucesso.
Os 30 terrenos foram já atribuídos.
“Tendo sido um sucesso, esperamos a curto prazo implementar uma medida idêntica porque permitiu a fixação de pessoas e a dinamização da actividade económica na construção civil.”
Uma iniciativa que também é para continuar.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário