sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sobreiro já é Árvore Nacional de Portugal

No dia 22 de Dezembro de 2011, a Assembleia da República aprovou um projecto de resolução para classificação do sobreiro como Árvore Nacional de Portugal. A classificação surge após a entrega no Parlamento de uma petição pública com 2291 assinaturas.
O sobreiro já é considerado espécie protegida pela legislação portuguesa desde 2001. Mas esta classificação não tem sido suficiente para impedir a regressão da árvore em Portugal. A Associação Árvores de Portugal (AAP) e Associação Transumância e Natureza (ATN), promotoras da petição lançada em Outubro de 2010 e que reuniu 2291 assinaturas, visam que a classificação de Árvore Nacional de Portugal contribua para uma efectiva preservação desta espécie e dos valores biológicos, paisagísticos e culturais associados à mesma.

O sobreiro, árvore mediterrânica com mais de 60 milhões de anos, ocupa uma área de cerca de 737 mil hectares (Inventário Florestal Nacional/ 2006) dos mais de 3,45 milhões de hectares de floresta em Portugal.
A árvore, de nome científico Quercus suber Linnaeus, distingue-se dos carvalhos por ter o seu tronco revestido com cortiça, uma matéria-prima essencial na economia nacional. O sobreiro é responsável por 10% das exportações nacionais. Portugal produz perto de 200 mil toneladas de cortiça por ano (mais de 50 % do total mundial).
Além da relevância económica, o sobreiro é um elemento importante do montado (ecossistema assente em floresta, biodiversidade, animais, hortícolas, multi-actividade), que marca a paisagem alentejana e é agora candidato a Património Mundial da UNESCO.

in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário