sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Arnaldo Matos e o MRPP

Arnaldo Matos foi um dos quatro fundadores do “MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado”. Começou por ser conhecido pelas camadas de jovens operários e estudantes militantes e simpatizantes do Partido do pós-25 de Abril por “delegado do Comité Lenine”, que era o Comité Central do MRPP.
Nas eleições de 1979
 Em tempos mais recentes

O MRPP de inspiração maoísta foi fundado em 18 de Setembro de 1970, numa casa da Estrada do Poço do Chão, em Benfica, Lisboa. Os fundadores foram Arnaldo Matos, Fernando Rosas e João Machado (funcionário dos TLP). Em 1969, Arnaldo Matos ganhou a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito, à frente da lista da Esquerda Democrática Estudantil: derrotou então uma lista inspirada pelo PCP e encabeçada por Alberto Costa, antigo ministro da Justiça do PS de 2005 a 2009.
Livro de Arnaldo Matos
Livro de Arnaldo Matos

O seu órgão central foi sempre o "Luta Popular", cuja primeira edição foi lançada em 1971 (ainda no tempo da ditadura). O MRPP foi um partido muito activo antes do 25 de Abril de 1974, especialmente entre estudantes e jovens operários de Lisboa e sofreu a repressão das forças policiais, reivindicando como mártir Ribeiro Santos, um estudante assassinado pela polícia política durante uma manifestação ilegal em 12 de Outubro de 1972. Arnaldo Matos era o seu Secretário Geral.

MRPP 1975
 
O MRPP teve o 1º preso político depois do 25 de Abril de 1974: José Luís Saldanha Sanches , recentemente falecido a 14 de Maio de 2010. O motivo foi o artigo com o título “Nem mais um embarque”  no “Luta Popular” na foto acima, em que apelava à deserção em massa. Clique no jornal para ampliar.
Após a legalização do MRPP a 18 de Fevereiro de 1975, o Conselho de Revolução, numa reunião em 27 de Maio de 1975, decidiu calar o MRPP. Forças militares do COPCON, comandado por Otelo Saraiva de Carvalho atacam o MRPP: em 28 de Maio, foram presos 400 militantes do MRPP, na sua maioria estudantes, em Lisboa. Entre os detidos, Arnaldo Matos preso em Mirandela. Surgiu então, pintada nas paredes da capital, a célebre frase: “Libertação imediata do camarada Arnaldo Matos - o Grande Educador da classe operária”.

Antes da libertação
Depois da libertação
 O MRPP e o PCTP  ficaram célebres pelas suas pinturas murais … e a Livraria do MRPP


D.E.P. Camarada Arnaldo Matos

in:restosdecoleccao.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário