quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Comunidade junta-se para cuidar dos mais desfavorecidos

Depois de Morais e Ala, agora é a vez da Amendoeira, no concelho de Macedo de Cavaleiros, receber o projecto “Saber Cuidar”. A ideia é criar nas aldeias um grupo de voluntários, que venha ajudar a cuidar da comunidade local.Nesta última edição, o projecto conta com, pelo menos 20 participantes, dos quais apenas um é do sexo masculino, por isso, o Centro de Saúde espera captar mais homens para a iniciativa.  “Saber Cuidar” é o nome do projecto que está a ser levado a cabo pela Unidade de Cuidados Continuados do Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros.
Uma iniciativa que tem como intuito promover o espírito de voluntariado e entreajuda entre as populações, como a higiene pessoal e o tratamento de doenças.  Estão a ser feitas sessões de esclarecimento e divulgação do projecto por todo o concelho de Macedo de Cavaleiros. A última sessão decorreu na Amendoeira e a Enfermeira Margarida Pires mostra-se satisfeita com a adesão. “As pessoas aderiram bastante bem.
Em Ala e Morais correu bem mas em Meles não nos conseguimos organizar tão bem”, explicou. Na Amendoeira participaram 23 pessoas.Este projecto é direccionado para homens e mulheres. E neste sentido, Margarida Pires apela aos homens a colaborarem na iniciativa. “Pode começar por aí. Muitas vezes há homens que necessitam de cuidados e sendo uma mulher a prestar os cuidados não é muito bem aceite.”
A iniciativa ‘’Saber Cuidar’’ já passou por algumas aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros. Neste momento, está a decorrer na Sobreda e vai passar pela Amendoeira a partir do próximo dia 4 de Novembro.
Escrito por CIR

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário