quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bragança: Internet acompanha novo bispo - Ordenação de D. José Cordeiro, em Bragança, preparada com a ajuda de uma página especial

Lisboa, 27 set 2011 (Ecclesia) – Os preparativos para a ordenação episcopal do novo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, podem ser acompanhados em permanência na página de Internet «Grão de Amendoeira» (www.graodeamendoeira.com), hoje em destaque na edição do semanário Agência ECCLESIA.
D. José Cordeiro redigiu um texto particularmente dirigido aos visitantes deste espaço virtual que se encontra disponível no separador “preparação”.
“Saúdo com viva simpatia as iniciativas da página www.graodeamendoeira.com e a página do Facebook e outras em curso criadas e mantidas por um grupo de amigos liderado pelo padre António Pires e pelo Miguel Miranda”, declara o futuro bispo.
Na página inicial surgem em destaque o contador que regista ao segundo quanto tempo falta para a ordenação episcopal, marcada 2 de outubro.
“Encontramos também todos os vídeos produzidos pelos meios de comunicação social sobre D. José Cordeiro e ainda uma área dedicada à página do Facebook do antigo reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma”, indica Fernando Cassola Marques, autor da apresentação desta página, na rubrica «multimédia».
“É extremamente importante que pela primeira vez em Portugal, um presbítero que vai receber o múnus de ensinar, santificar e governar, possua um sítio, precisamente como forma de preparar a sua ordenação como 44.º Bispo da diocese de Bragança-Miranda”, acrescenta o especialista.
A página «Grão de Amendoeira» pretende, “acima de tudo, servir como fonte de informação para este momento singular da diocese”.
No separador “comunicação” é possível ler a mensagem que D. José Manuel Garcia Cordeiro redigiu em Roma, no dia 18 de julho, data em que foi nomeado por Bento XVI para liderar a diocese de Bragança-Miranda.
Na opção “bispos”, acede-se à lista completa dos 43 prelados que dirigiram a diocese desde 1545 até à atualidade.
Em “brasão” apresentam-se as armas episcopais do novo bispo, bem como uma breve explicação das razões dessa escolha.
Existe ainda um blogue inteiramente dedicado à ordenação e à divulgação de notícias sobre a diocese de Bragança-Miranda, no nordeste transmontano.
José Manuel Cordeiro, que se vai tornar o mais jovem elemento do episcopado católico português, nasceu a 29 de maio de 1967 em Angola, Vila Nova de Seles, Luanda, tendo vindo para Portugal em 1975 com a família.
O novo bispo, que vai assumir a responsabilidade da diocese situada 520 km a nordeste de Lisboa, foi ordenado padre para a diocese de Bragança-Miranda a 16 de junho de 1991, depois de ter concluído os estudos filosóficos e teológicos no centro regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
Entre 1991 e 1999 foi pároco, formador no seminário da diocese transmontana e capelão do Instituto Politécnico de Bragança, e de 1999 a 2001 frequentou o Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma, obtendo a licenciatura em Liturgia, disciplina em que se doutorou no ano de 2004, no mesmo instituto.
O futuro bispo foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 2001 e 2005, ano em que foi nomeado reitor do mesmo estabelecimento, cargo que ocupa até hoje.
Em 2004 iniciou a carreira docente no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo e em novembro de 2010 o Papa Bento XVI nomeou-o consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
No ano de 2010, o mais recente membro do episcopado português publicou a obra ‘O Grão de Amendoeira’.
FCM/OC

Sem comentários:

Enviar um comentário