terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mogadouro - Castelo em 3D

A antiga fortaleza e burgo medieval de Mogadouro foram “reconstruídos” através de um trabalho a três dimensões, projecto que foi apresentado em formato de livro após duas décadas de investigação.
“A importância do protótipo de três dimensões do aglomerado quinhentista excede largamente a simples curiosidade de sobrevoar e conhecer o povoado mogadourense do século XVI”, explicou o autor do trabalho, Manuel Ferreira.
A reconstituição tridimensional teve como base o “Livro das Fortalezas” de Duarte de Armas e surge com o título “Mogadouro - 1509 – Duarte de Armas descodificado”.
O trabalho foi apresentado numa sessão que decorreu na Casa da Cultura de Mogadouro quando se assinalam 500 anos sobre a passagem de Duarte de Armas pelo concelho de Mogadouro.
O livro tem prefácio de Mário Barroca, da Universidade do Porto, e está subdividido em dois capítulos – a Fortaleza e o Povoado – dando conta das metodologias adoptadas, da progressão do estudo e das conclusões mais relevantes da investigação.
Da publicação, faz ainda parte um conjunto de imagens que recuperam a fisionomia da antiga fortaleza de Mogadouro, observada de diversos ângulos, em representações construídas a partir de fotografias recentes das ruínas do castelo.
A apresentação do trabalho decorreu quinta-feira, onde o autor deu a conhecer os avanços que permitirão reconstruir o castelo e todo o casaria da área envolvente.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário