terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bragança também vai ter chegódromo

Bragança vai ter um recinto próprio para a realização de exposição de gado e chegas de touros. O projecto da autarquia aguarda ainda a resposta a uma candidatura a fundos comunitários mas Jorge Nunes, o presidente da câmara, espera que o concurso público possa ser lançado até ao final do ano.
“O objectivo, segundo o autarca, é “criar condições definitivas e com dignidade suficiente para os concursos dos animais, seja de bovinos, ovinos ou até do cão de gado, mas também para a luta de touros. É preciso valorizar socialmente a actividade rural e acredito que nos próximos anos a agricultura receberá novos desafios e as infra-estruturas têm de acompanhar a evolução, no sentido de reduzir a dependência alimentar e contribuir para o equilíbrio do país.”
O autarca brigantino revela que chegou a ser ponderada outra solução, que não avançou por falta de espaço.

“Esse espaço não reúne condições de segurança. Chegámos mesmo a ponderar remodelar esse espaço se houvesse área disponível, mas não há.”
O objectivo principal deste projecto é ajudar a agricultura da região.

“Vai ser um espaço de valorização de raças autóctones. Valorizar o concurso nacional da Mirandesa, valorizar o concurso de ovinos… haverá mais rebanhos do que actualmente. É preciso valorizar a agricultura e é isso que motiva o investimento. Outras actividades que lá possam decorrer são complementares.”
Este espaço vai ser construído junto ao novo parque da Feira, que também vai ser remodelado.

Cada um destes projectos pode chegar ao milhão de euros.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário