segunda-feira, 25 de julho de 2011

Miranda do Douro - Festival Intercéltico de Sendim ganha estatuto europeu

O Festival Intercéltico de Sendim (FIS) foi incluído pelo Fórum Europeu de Festivais de Música Folk, no roteiro dos principais eventos do género que se realizam na Europa. O festival decorre a 5 e 6 de Agosto sob o signo das línguas minoritárias.
Café Portugal; Fotos - Festival Intercéltico | domingo, 24 de Julho de 2011
O director do FIS, Mário Correia, disse que, por muitos que sejam os prémios e distinções acumuladas ao longo de todos estes anos, o que mais o satisfaz e motiva é a adesão e a fidelização de públicos que todos os anos marcam presença no festival.
O
12.º Festival Intercéltico de Sendim realiza-se nos dias 5 e 6 de Agosto, com produção e organização da responsabilidade do Centro de Música Tradicional Sons da Terra.
«A edição deste ano do FIS decorre sob o signo das línguas minoritárias, o que não acontece, de modo algum, por acaso, já que o evento decorre em pleno coração da Terra de Miranda, baluarte da língua mirandesa, onde vão ouvir-se cantos em asturiano (Corquieu), em basco (Xabi Aburruzaga), em bretão (Gwennyn) e em gaélico (Altan), estando o mirandês nas mãos de gente da terra (Célio Pires e Lenga-Lenga: Gaiteiros de Sendim)», acrescentou Mário Correia.
Né Ladeiras será outra presença já assegurada na festa da folk que decorre em pleno planalto mirandês.
O Festival Intercéltico de Sendim apresenta ainda um programa de actividades paralelas que são já «uma marca do evento», tais como as rotas de descoberta da paisagem das arribas do Douro, os encontros informais de músicos e instrumentistas nas praças e esplanadas e a divulgação dos produtos locais.
«Damos ainda continuidade ao convívio entre os mais jovens gaiteiros das Terras de Miranda, através da realização do Gaiteiricos e do seu desfile pelas ruas de Sendim, e realizamos uma oficina de danças mirandesas, sem faltar a tradicional e outrora muito apreciada dança da bicha», destacou o responsável.
No total são doze anos de realização «ininterrupta» de um festival “consagrado” às músicas folk e tradicionais, que é hoje já uma «referência obrigatória» no panorama musical europeu.
«Para os mais distraídos ou para aqueles que ainda pensam que no Verão os festivais são todos consagrados ao pop/rock e seus derivados, vamos cumprir uma dúzia de anos que em Sendim, em pleno coração das Terras de Miranda, no Nordeste Transmontano, acontece um festival de música folk e tradicional, o FIS», concluiu Mário Correia.

Sem comentários:

Enviar um comentário