segunda-feira, 20 de junho de 2011

At-Tambur - D.Fernando

"D. Fernando" é um romance popular de Trás-os-Montes.


- Tu que tens, ó D. Fernando,
que andas tão triste na guerra?
Ou te morreu pai ou mãe,
ou gente da tua terra.

- Não me morreu pai, nem mãe,
nem gente da minha terra:
vou triste por minha amada,
deixei-a e vim prá guerra.

- Aparelha o teu cavalo,
sete anos ao pé dela;
ó cabo de sete anos,
soldado, volta p´ra guerra.

- A tua amada já é morta,
é morta, eu bem a vi;
- Dá-me os sinais que levava,
para me eu fintar em ti.

Levava saia de seda,
E blusa de carmesim,
o cinto que a apertava
era d'ouro e marfim.

- Eu vendia o meu cavalo,
também me vendia a mim,
para mandar dizer missas,
tudo por alma de ti;

- Não vendas o teu cavalo
nem te vendas tu a ti:
quanto mais bem me fizeres
mais pena se mete em mim.

As três filhas que lá temos
leva- as para ao par de ti,
que se não percam por homens
como eu me perdi por ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário