quinta-feira, 16 de junho de 2011

Alfândega da Fé - Cooperativa agrícola lança no mercado primeiro azeite DOP

A Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé (CAAF) lançou no mercado o primeiro azeite DOP, o «Terras de Alfândega». Um projecto «pioneiro» na história da estrutura agrícola, resultando da colaboração de 70 produtores de azeitona associados à cooperativa.
No total são dois lotes de azeite, com a classificação de «extra virgem», num total de 40 mil litros, aos quais se juntam mais de 150 mil litros de azeite «virgem».
O presidente da CAAF, Eduardo Tavares, refere que o azeite «Terras de Alfândega», antes de ser colocado no mercado, já tinha arrecado uma medalha de bronze, num concurso nacional de azeites, que recentemente decorreu na Feira Agrícola da Santarém.
Para a obtenção da DOP, a campanha de apanha de azeitona foi este ano antecipada em cerca de 15 de dias, «de forma de a criar um lote de azeite que obedeça aos mais exigentes testes de mercado», avançou o presidente da cooperativa alfandeguense.
Para alcançar a qualidade desejada no azeite a extrair, foi importante colher o fruto em verde e livre da formação de gelo e geadas, uma vez que estes elementos alteram as características organolépticas do produto final.
A cooperativa, que apenas comercializava azeite a granel ou em embalagens de cinco litros, a partir desta apresentação, alterou a sua prática com a introdução no mercado de azeite engarrafado e rotulado.

Sem comentários:

Enviar um comentário