sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vinhais e o salpicão: a capital do fumeiro

Castelo de Vinhais
Vinhais situa-se bem a norte da província de Trás-os Montes e Alto Douro. A vila é protegida a Norte por um sistema de montanhas das quais ressaltam a Serra da Coroa e o relevo de Seixão. Aninhada aos pés da montanha da Cidadelha ou Ciradelha, fica entre Chaves e Bragança, das quais dista respectivamente, 60 km e 30 km.
Povoação muito antiga, anterior à monarquia portuguesa, usou o nome de Póvoa Rica até ao século XVI, vindo a receber o nome de Vinhais devido aos frondosos e generosos Vinhedos que as soalheiras encostas mantinham, especialmente bordejando o Rio Tuela onde termina vicejante e produtivo vale que faz o regalo dos olhares para quem o observa da Vila, do outeiro de Santo António e da Ciradelha!
D. Dinis mandou fortificar a Vila devido à sua importante situação estratégica, à vista de Castela, tendo Vinhais efectivamente resistido com laivos de heroismo a todas as investidas dos espanhois, nomeadamente em 1666 aquando da Guerra da Restauração e depois em 1921 aquando do assédio dos monárquicos.
Do velho Castelo já pouco resta, resistindo ainda os dois arcos ainda em perfeito estado que permitem o acesso a interior das suas muralhas, onde o aglomerado de casas ainda é apelidado de Vila.
Em Vinhais chove bastante e a neve também é frequente. O Verão é um tanto aziago, podendo aplicar se o dito do povo que acha que “são nove meses de inverno e três de inferno”, que também já vimos aplicado a Miranda do Douro e porventura a muitas outras terras transmontanas.

Património monumental

Convento de São Francisco

Vasto Templo e ampla construção conventual, que apresenta as características arquitectónicas dos sécs. XVII e XVIII. Na fachada corrida, abrem-se janelões gradeados emoldurados de granito, com decoração joanina. Elegantes pináculos rematam as cornijas sobre as quais se levantam os frontões. A igreja possui um campanário parietal coroado por ânforas. O beiral é rematado por coruchéus.

Casas Novas

Casas Novas em Vinhais
Trata-se do Edifício dos antigos Condes de Vinhais, também denominado Casas Novas. Tem uma fachada marcada pelo ritmo das janelas e das portas com frontões triangulares e ferro forjado.
O Pelourinho de Vinhais tem fuste octogonal e capitel com símbolos heráldicos e cruz. É rematado por esfera armilar.
A Igreja de São Facundo é um edifício românico que se encontra situado no cemitério. Realce para as figuras existentes na fachada.
Quanto ao Castelo de Vinhais já aqui mencionado, subsistem alguns panos de muralha e cubelos de origem mediebval, de xisto, formando uma cinta de cerca de 200 metros, algumas torres e portas.
No concelho de Vinhais podem ainda hoje ser admirados diversos solares dos séculos XVII e XVIII.

Salpicão de Vinhais

Sendo a capital do fumeiro, talvez entre todos os produtos do fumeiro, o salpicão seja aquele que mais popularidade empresta a Vinhais. A receita é segredo, claro está, mas sabe-se que é feito com lombo de porco, sal, água, vinho, louro, alho e colorau. O salpicão de Vinhais é de um vermelho vivo e tem um aroma e sabor fumado característico. Deve ter 15 cm a 20 cm de comprimento e 5cm a 8 cm de largura , sendo fumado em lenha de carvalho ou de castanho. Para a sua confecção são utilizados os lombos e lombinhos de porco, inteiros ou cortados em peças únicas e cheios em tripa grossa.

Sem comentários:

Enviar um comentário