terça-feira, 3 de maio de 2011

Gastronomia - Maravilhas Transmontanas

Alheira de Mirandela, caldo de cascas, posta e javali no pote são as iguarias transmontanas que fazem parte dos 70 pratos pré-finalistas às “Sete Maravilhas Gastronómicas”.
Na categoria entradas encontramos a tradicional Alheira de Mirandela (IG), já nas sopas é o caldo de cascas que representa a região. Nas carnes concorrem a Alheira de Mirandela (IG) com grelos salteados e a posta mirandesa, ao passo que na categoria caça o Nordeste Transmontano é representado pelo javali no pote com castanhas.
Ao todo são cinco as iguarias candidatas a Maravilha e que já criam água na boca aos apreciares da gastronomia transmontana.
Na fase seguinte, que decorre a 7 de Maio, vão ser eleitos os 21 pratos finalistas e, entre 7 de Maio e 7 de Setembro, decorrem as votações para apurar as Sete Maravilhas Gastronómicas, que vão ser reveladas ao País a partir de Santarém.
Após a divulgação e promoção do património histórico e natural País, as "Sete Maravilhas da Gastronomia" vão divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confeccionados.
Para poderem integrar as maravilhas, as iguarias têm que pertencer ao receituário genuíno e integrante dos valores tradicionais portugueses, ter mais de 50 anos de história, ser confeccionadas em território nacional e produzidas com matérias-primas utilizadas ao nível nacional, regional ou local. Além disso, também têm que constituir uma referência nos hábitos alimentares de uma ou mais regiões, ser uma afirmação cultural e económica de uma ou mais regiões e representarem a diversidade regional enquanto factor de enriquecimento da gastronomia.

Sem comentários:

Enviar um comentário