sexta-feira, 20 de maio de 2011

Gastronomia de Bragança

Feijoada à Transmontana
A Gastronomia do Concelho de Bragança caracteriza-se, quer pela elevada qualidade dos produtos que utiliza, quer pela relativa simplicidade dos processos de elaboração.

Assenta essencialmente nos enchidos regionais (fumeiro), encontrando-se o presunto, as alheiras, também designadas de tabafeias, o salpicão e o butelo entre os mais afamados representantes.

Pratos típicos

São imensos os pratos a degustar. E depois de os ler, bem precisa, pois com certeza ficará sem fôlego e esfomeado. Posta à mirandesa, cabrito branco de Montesinho, cozido à portuguesa, feijoada à transmontana, trutas, borralho, escano (de castanho), caldos de perdiz, sopa de coelho bravo marinado em vinho branco, javali à transmontana, caldo de castanha com batatas, bifes de presunto de cebolada, salpicão assado com grelos cozidos, frango albardado, bacalhau cozido com batatas e tronchos de couve penca ou bacalhau assado com pão centeio, rabas guisadas com ovos, bocados de coelho com molho vilão, leitão “torradeiro”, os rojões e os milhos à transmontana.

Doçaria

A doçaria será porventura a faceta menos diversificada da gastronomia da região de Bragança e do Montesinho. Destacam-se, contudo, os folares da Páscoa, os ovos doces consumidos com pão, o bolo de mel, as rosquilhas e as súplicas. Estas últimas, possuem a particularidade de serem confeccionadas à base de apenas três ingredientes: Açúcar, farinha e ovos.

Sem comentários:

Enviar um comentário