sábado, 23 de abril de 2011

Bragança - Cantarinhas de Pinela

2 comentários:

  1. Longe vai o tempo em que a Feira das Cantarinhas era também uma festa :)
    A Rua Direita era a que tinha os ramos de cerejas. Obrigatório comer um, pelo menos. Não tinham sabor, mas sabiam bem que se fartavam ;)
    A Praça da Sé, rainha da cidade, era para as cantarinhas, pretos e todo o tipo de bugigangas...
    Andar rua acima, rua abaixo na Almirante Reis, com aqueles apitos metálicos com um êmbolo que fazia sons diferentes era o máximo!
    Depois, começaram as invenções... Avenida Sá Carneiro, Campo da Feira, cuecas e pijamas... Enfim, feira normal em que de cantarinhas só tinha o nome... Perdeu a mística. Como é agora? Há muito que não a visito.

    ResponderEliminar
  2. Foi em Pinela que nasceu a minha bisavó,avó e restante família do lado da minha avó paterna.
    Era uma aldeia deliciosa onde passei muitos momentos felizes da minha infância e juventude,quer no forno comunitário a ver fazer o pão quer no rio a lavar as tripas para as alheiras e chouriços,após a matança do porco.O dia de festa da aldeia era uma alegria onde eu era a coqueluche,menina fina da cidade (Porto)que vinha animar a quermesse e os bailaricos da praça...
    Que memórias inesquecíveis...
    Já há muito que lá não vou também,mas a nossa casa ainda lá está arranjadinha como dantes,segundo me diz a família.A aldeia não é a mesma inundada de construções dos que imigraram,tal como os meus primos.
    Sei que lá hei-de voltar um dia!

    ResponderEliminar