sábado, 25 de janeiro de 2014

Um Natal dos simples...

O Natal, era igualzinho ao que é descrito nos livros e no cinema. Calor humano, expectativa pelos presentes, filhós e rabanadas e a família reunida. A família e os vizinhos. A partilha era intensa e permanente e éramos todos família.
Num Natal, o “Pai Natal” foi generoso comigo. Para variar era um Natal muito branco e frio. Mas isso não me impediu de ir acordar o Nuno logo de manhãzinha para irmos brincar aos Cowboys e aos Índios.
O “Pai Natal” tinha-me metido no sapatinho duas pistolas plásticas (daquele plástico duro) com os respectivos coldres, mais uma estrela de xerife e ainda uma nota de vinte escudos. Loucura completa!
E lá andávamos, eu e o Nuno, aos tiros à volta da casa. A neve ajudava a escapar aos tiros, escondíamos-nos, fazíamos simulações qual Texas Jack ou David Crocket. Com o novo equipamento, estava bom de ver que eu era o Cowboy e ele o Índio. 
Eis quando... fora do guião, o Nuno improvisou e atacou-me traiçoeiramente. Com uma rasteira fez-me cair e partir uma das pistolas. Injustiçado, procurei vingança através de uma pedrada mal direccionada. 
Parti o vidro da janela do meu quarto. Ao olhar melhor para o efeito da minha tentativa, frustrada, de "vingança", vi o rosto do meu Pai. Não vi só o rosto, vi também o dedo indicador dele a sinalizar que o meu próximo passo era ir a casa…
E, eu fui que remédio.
A coisa não correu muito mal, podia ter sido bem pior:
- Passa para cá os vinte paus para pagar o vidro. Como era Natal livrei-me de uma lambada.
Moral da história:
Um Natal tão profícuo em prendas desvaneceu-se em minutos. 
Nem pistola nem os vinte paus. 
Paciência, era a vida.





HM

1 comentário:

  1. Bem com este post chorei ...
    A época do ano que eu mais gostava.
    Até que um dia a minha mãe partiu...
    E nunca mais tive esse natal, puro e lindo...
    Sabes amigo, já tentei reproduzir o meu natal de infância e fui um fracasso, ou melhor não consegui.... faltava tanta coisa , tantos cheiros, tantos sabores .....
    que frustração
    bem hajas Henrique
    beijinhos

    ResponderEliminar